segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O PLN e o Twitter



O que é o PLN (Personnal Learning Network)? Como se constrói? E que papel pode ter o Twitter nessa construção? Os dois vídeos seguintes dão resposta a estas perguntas. 

Nota: para aqueles que têm mais dificuldades em compreender a língua inglesa, basta carregar no CC do vídeo (ao fundo, à direita), escolher "transcrever áudio" e depois "traduzir legendas".






terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como usar o Scribd para pesquisar, guardar e partilhar documentos



O Scribd permite pesquisar, publicar e compartilhar documentos de praticamente qualquer tipo (word, PDF, PPT) numa biblioteca baseada na web. Permite guardar um documento no modo privado ou público e, depois, compartilhá-lo usando o Facebook ou o Twitter. Permite, igualmente, publicar um documento num blog ou site.
.

Como criar grupos no Diigo



O website de bookmarking social Diigo oferece uma grande variedade de ferramentas para professores e alunos. É uma poderosa aplicação Web 2.0 que permite aos utilizadores guardar, classificar e anotar todas as informações encontradas na Internet e compartilhá-las não só com outros usuários Diigo mas também noutras redes sociais (sobre este assunto, veja o post Diigo: highlight and share the web).
Para além disso, podemos criar grupos e convidar outros membros para um grupo específico. Os membros de um grupo podem salvar, visualizar e até mesmo comentar sites/recursos/informações colocados no seu grupo ou noutros grupos. Um professor pode criar um ou mais grupos por turma, por projetos ou até por unidades de estudo. Os estudantes podem também criar grupos de trabalho e podem adicionar sites e comentários que membros doutros grupos podem ver e comentar. Para além disso, permite aos usuários inserir um link para um blog ou site.
No vídeo seguinte mostra-se como criar grupos e como usá-los em contexto de sala de aula:

domingo, 15 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal (e-Book)



No final da década passada, foi editado o Livro Verde para a Sociedade de Informação em Portugal, onde pela primeira vez, em termos políticos, se assumiu que era necessário (e urgente) criar condições e infraestruturas para que a sociedade portuguesa se convertesse à chamada "sociedade da informação". 
Há uma parte deste livro que é dedicada à escola, em capítulos como "Equipar os Estabelecimentos Escolares",  "A Qualificação do Professor para a Sociedade da Informação" ou, ainda, "A Escola Informada: Aprender na Sociedade da Informação". Para quem estiver interessador, aqui está o e-book:



Own Your Space - Keep Yourself And Your Stuff Safe Online (e-Book)



Um guia, em inglês, para ajudar os mais jovens a construir o seu blog/site e a navegar na internet de maneira segura. Alás, a segurança é o tema principal deste guia, que se pode ver em títulos como "Protect your Turf", "Know your Villans", "Safe Cyber Shopping", "Private Blogs and Public Spaces" ou, ainda, "Frinds, Creeps and Pirates". Sem dúvida, uma grande ajuda para quem se preocupa com a segurança na internet!


domingo, 8 de agosto de 2010

The Guide DB – encontre o tutorial/guião que precisa!



A The Guide DB é uma ferramenta de Search Engine, ou seja, “corre” a internet à procura do que queremos encontrar. No entanto, a The Guide DB está mais vocacionada para a procura de guias e tutoriais. Milhões deles: segundo o site, são mais de 47.700.000 de Guias no Banco de Dados.

Basta digitar o que procura e… encontra o seu guia , seja em PDF, Word, PPT,…

downloaddb

Emerging Technologies in Distance Education (e-Book)



Mais um e-Book sobre o uso das tecnologias em contexto educativo:


sábado, 7 de agosto de 2010

Educational Networking: The Important Role Web 2.0 Will Play in Education (eBook)



                                                               

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

20 Podcasts do iTunes para Professores 2.0



No iTunes, há uma série de podcasts gratuitos para professores que se interessam pelas ferramentas da web 2.0 (pode baixar o iTunes carregando AQUI). Já aqui deixei o link para o podcast EdTech Tools, da e-Learning Today TV, que pertence ao blog Learning Today

Hoje deixo-vos aqui uma lista de 20 outros podcasts do iTunes que podem (e devem!) interessar aos professores:

Teachers Teaching Teachers - Este podcast é feito por três professores de escolas públicas de Nova York. As discussões incluem o ensino e as tecnologias Web 2.0.
Teacher 2.0 (Video) – Produzido pelo site Sheep Clever. Este podcast de vídeo oferece informações sobre e-learning e ferramentas web 2.0.
Teacher 2.0 (Audio) – Este podcast aborda muitos dos mesmos temas que trata o seu homólogo de vídeo: e-learning e ferramentas web 2.0, tecnologia, etc
Educational Technology Conference - The Educational Technology Conference aborda questões várias de educação  neste podcast do iTunes. Os tópicos incluem a ética na sala de aula, integração da tecnologia e avanços na educação.
Teach with Video – Este podcast explora a forma como os professores podem integrar projetos de vídeo digital na sala de aula. Outros tópicos incluem a gestão da sala de aula e a aula de design.
Cool Tools for Library 2.0 – Este podcast é trata de como as tecnologias Web 2.0 podem ser usadas em situações de ensino.
EdTechTalk: Women of Web 2.0 - Quatro mulheres fazem este podcast para os professores que estão à procura de maneiras de usar a tecnologia da Internet na sua carreira e na sala de aula. Entrevistam outras mulheres e compartilham recursos de tecnologia.
EdTech 101 - O Tech Ed 101 podcast é destinado a professores que queiram integrar a tecnologia na sala de aula. Estes podcasts são de curta duração (3-5 minutos) e incluem informações sobre o novo software e hardware.
EdTechLive – Steve Hargadon entrevista  novos clientes, que discutem tecnologia educacional neste podcast de áudio.
Teaching for the Future
– Podcast de áudio de David LaMorte sobre a literacia mediática e educação tecnológica.
Two Tech Chicks - Este podcast de tecnologia educacional é produzido por duas mulheres do Texas que querem ajudar os professores a aprender como integrar a tecnologia no currículo diário.
The Tech Teachers – Podcast de áudio que incide sobre as maneiras pelas quais a educação e a tecnologia se sobrepõem.
Technology Matters - Este podcast de tecnologia educacional para professores do século 21 discute ferramentas como blogs, wikis, podcasts,… e pode ser usado para a tecnologia em contextos educativos.
Moving at the Speed of Creativity- Wesley Fryer produz este podcast que se concentra na integração de tecnologia, alfabetização, educação e instrução.
Bit by Bit- Podcast sobre o ambiente de sala de aula, com tópicos que incluem a tecnologia no ensino e a responsabilidade do professor.
KidCast - Um podcast que acompanha o livro de mesmo nome, KidCast, e é inteiramente dedicado ao podcasting em sala de aula.
Teacher's Podcast - Embora este podcast não seja voltado especificamente para a tecnologia da educação, aborda a formação profissional e dá informações valiosas para os professores de todas as disciplinas.
Geekspeak - Este podcast de tecnologia é feito por geeks profissionais que mostram os novos produtos da tecnologia. Um podcast por semana.
TWiT - organizado por um grupo que gosta de partilhar recursos novos e falar sobre como a tecnologia pode ser usada em vários contextos. Este podcast é lançado ao domingo.
Tekzilla - Patrick Norton e Veronica Belmont fazem este podcast para as pessoas que têm "fome de tecnologia." Cada episódio apresenta opiniões, dicas e informações sobre aplicações de alta tecnologia e produtos.

PS. No iTunes, para além destes, encontra muitos outros podcasts, em áudio e/ou vídeo, que fazem as delícias de quem se interessa pela utilização das tecnologias em contexto escolar.
É só lá ir, ver, escolher e... BOAS aprendizagens!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

10 Sites para a criação de Inquéritos ou Questionários




Segundo a Wikipedia, um inquérito/questionário é um método de recolha de informações quantitativas numa população. Esta é uma ferramenta que tenho usado em muitas ocasiões, para ver, por exemplo, qual é a opinião dos alunos sobre um determinado assunto. Embora isso possa ser feito em papel, uma maneira mais conveniente é fazê-lo online, num dos sites abaixo ...
  1. Strutta - Não é apenas um local para a criação de questionários online. Strutta permite aos professores a moderação de todo o conteúdo do inquérito antes da sua publicação online.
  2. Runpolls - Um site muito fácil de usar, com um interface drag & drop .
  3. Flisti - Um criador de inquéritos simples que permite compartilhar os resultados nas redes sociais mais populares.
  4. Obsurvey - Um óptimo site, com um wiki-style interface que permite aos usuários criar inquéritos com estilos diferentes de questões (de escolha múltipla , verdadeiro/falso, etc.)
  5. Survey Monkey - Um dos melhores sites online para a criação de inquéritos/questionários. A versão gratuita oferece 10 perguntas por questionário, até a 100 respostas, e os resultados em tempo real.
  6. PollDaddy - Similar a Survey Monkey, com um interface de usuário agradável.
  7. Vorbeo – Um site muito fácil de usar  que permite aos usuários inserir uma pesquisa diretamente no seu blog ou site.
  8. Texto da Máfia - Um site agradável de usar e que permite que as pessoas digitem o texto das suas respostas através de um dispositivo móvel.
  9. Insightify - Um óptimo site de colaboração para a criação de pesquisas online.
  10. Yarp - Um site divertido de usar para criar pesquisas simples e que gera uma URL original.

Blog Companion: Technology Tidbits (6 e-Books para download)



1

Blog Companion: Technology Tidbits V. I

Volume I- educational sites for educators/students 

    The first volume focuses on educational specific sites ideal for the classroom.




    2

    Blog Companion: Technology Tidbits V. II (revised)

    Volume II - educational sites for educators (revised)

    The second volume focuses on educational specific sites ideal for teachers.



    3

    Blog Companion: Technology Tidbits V. III (revised)

     Volume III - multimedia sites (audio/video,/presentation)
      This third volume focuses on multimedia technologies.




      4

      Blog Companion: Technology Tidbits V. IV (revised)

      Volume IV- search engines

      This fourth volume focuses on search engines.




      5

      Blog Companion: Technology Tidbits V. V

      Volume V- digital art & photo editing

      This fifth volume focuses on Digital Art and photo editing.




      6 

      Blog Companion: Technology Tidbits V. VI

      Volume VI- technical resources

      This sixth volume focuses on "techy" apps for the digital user.

      quarta-feira, 4 de agosto de 2010

      Podcast "EdTech Tools” da e-Learning Today TV



      ps.hwllrviu.170x170-75
      O site Learning Today  (Tips, Tools, and Technology for Educators), na secção e-Learning Today.Tv, tem um podcast, em vídeo, que pode ser visto e descarregado do iTunes, no qual apresenta várias ferramentas da web 2.0 e debate a sua utilização em contexto de sala de aula.

      Para quem se interessa por esta temática, aconselho vivamente este podcast, que pode ser descarregado livremente, sem custos, AQUI!
      A internet tem destas coisas boas! A não perder!

      3 E-BOOKS PARA PROFESSORES



      O site Learning Today (que aconselho vivamente!), pretende dar a conhecer aos professores algumas ferramentas educativas e dicas para ajudar os alunos a aprender. Estes três e-books são exemplo disso! Podem ser lidos online, descarregados, impressos ou apenas guardados, para ler mais tarde. Estes e-books irão certamente ajudar a integrar a tecnologia na sala de aula e preparar os alunos para o futuro.
      ebooks

      A Beginner's Guide para 21st Century Ensinar e Aprender - Para a maioria dos professores, há sempre algumas dúvidas sobre quais serão as ferramentas certas para utilizar na sala de aula, o que fazer com elas, como incorporá-las numa lição ou que novas formas podem utilizar para ensinar um determinado tema. Este e-book é indicado tanto para experientes como para novos professores. Ele irá ajudá-lo a compreender a importância da tecnologia e como ela pode ser aplicado na sala de aula. A partir de websites para a aprendizagem, este livro pode realmente ajudar a trazer todos os professores para o ensino no século 21! (nota: este e-book só pode ser consultado online)

      Podcasts Made SimplePodcast de áudio ou de vídeo são excelentes ferramentas para utilizar na sala de aula. Para os alunos que gostam de ouvir e/ou ver a informação, os podcasts podem ser uma boa ferramenta de aprendizagem. Alguns professores podem hesitar por trás de uma câmara ou um microfone, se não souberem como lidar com este tipo de equipamento. O podcasting é uma tarefa simples que pode ser feito com poucos equipamentos. Também pode ser uma maneira de conectar e compartilhar com os educadores e outros profissionais de todo o mundo. Este e-book vai ensinar-lhe a dominar a técnica do podcasting, sem dúvida! (download PDF / Interactive Presentation)

      Personal Learning Networks - Muitos professores gostariam de compartilhar e aprender com outros educadores da sua escola ou de outros distritos. Com o poder da internet e da tecnologia, os professores podem construir as suas redes de aprendizagem profissional e expandi-las para além de sua área. Nunca foi tão fácil ligar-se com alguém que faz a mesma coisa, num país completamente diferente, do outro lado do mundo! Também aprenderá sobre os sites que pode usar para se conectar com essas pessoas, bem como outros grupos e fóruns a que pode juntar-se, para se educar a si mesmo e aos outros!  (download PDF / Interactive Presentation)

      Podcasts for Education Made Easy



      Uma apresentação onde se fala da utilização do podcast na educação:

      Google para educadores



      A Google tem  uma plataforma para professores onde disponibiliza várias das suas aplicações, como o Blogger, Google Earth, busca científica (Google Escolar), criação de home page (super fácil, mesmo em inglês!) entre outros. Em cada uma das opções que fizer, há uma explicação como se usa e aplica a ferramenta, além de oferecer sugestões sobre o possível uso didcático da mesma, com comentários de docentes que já começaram a utilizar essas aplicações com fins educativos. Só é preciso ter uma conta no gmail.
      • Web Search : Um buscador eficaz que inclui pesquisa avançada e tradutor.
      • Earth and Discovery Education : Põe à disposição do estudante um mapa universal detalhado composto de fotografias por satélite, cujas ferramentas permitem diversas possibilidades de estudo que enriquecem as aulas. É preciso baixar o programa.
      • Book Search : Permite buscar textos completos ou páginas que incluam os termos de busca no crescente catálogo de livros digitalizados.
      • Maps : Diferente de Google Earth, funciona on line, sem necessidade de instalar nada. São mapas em lugar de fotografias.
      • Video : é un excelente repositório de vídeos educativos, onde não só podemos fazer upload e compartilhar vídeos, mas também buscar sequências sobre qualquer conteúdo. A Google ainda tem outro site de vídeo, o Youtube .
      • Docs&Spreadsheets : Processador de texto e folha de cálculo on line, sem instalar nada. Podemos fazer o upload de arquivos já criados em diferentes formatos ou criar novos. São guardados de forma segura de tal forma que podemos ascender a eles com o usuário e contrasenha de nosso correio. Podemos colocá-los para compartilhar, algo realmente útil em projetos cooperativos, enviá-los a qualquer direção de correio ou publicá-los no nosso blog ou na Internet, pois se gera uma url para o documento criado.
      • Blogger : Aplicação e criação de blogs sem necessidade de saber html.
      • SketchUp : Ferramenta fácil mais potente que permite criar, ver e modificar criações em 3D. Uma vez descarregada e instalada a aplicação e os modelos criados podem ser colocados no Google Earth, carregá-los em 3D Warehouse, ou imprimí-los.
      • Calendar : Agenda on line que pode ser compartilhada por grupos.
      • Picasa : Requer descarga e permite editar e compartilhar imagens na web. O programa localiza todos os arquivos de imagem do computador e cria álbuns digitais e apresentações.
      • Personalized Homepage : Página personalizada onde podemos colocar os conteúdos que nos interessam ou que interessem ao nosso grupo: links recomendados, calendário, links ao blog do grupo com mensagens para estudantes ou famílias e qualquer outro dispositivo útil, desde um acesso a wikipédia à informação meteorológica.
      • Google Apps for Education : Sem programas para instalar ou manter, é uma solução integrada de ferramentas de comunicação que Google oferece às escolas. É composta por correio, mensagem instantânea, agenda e página web com alojamento e editor on line. Tudo grátis, mas é necessário fazer a inscrição.

      terça-feira, 3 de agosto de 2010

      Web Tools - Ferramentas da Internet (e-Book)



      17 Interesting Ways to Use Voicethread in the Classroom



      Flickr - Tutorial



      Como criar conta no Flickr para guardar as nossas fotografias? Este tutorial ensina:

      Podcast and Vodcast



      Twenty Eight Interesting Ways To Use Audio In Your Classroom



      Wikis in the classroom + 10 Interesting Ways to Use a Wiki in the Classroom






      Slideshow - Tutorial



      Como fazer um slideshow com fotografias?

      How to Add Music on your Blogspot



      How to Add Youtube Video to Blogger



      Como inserir imagens e vídeos no Blogger



      Se você tem um blog e não sabe ainda como inserir imagens e vídeos, faça download do tutorial que está ao fundo deste post. Nesse documento, eu ensino em 15 passos como inserir vídeos e imagens (do seu computador ou da internet) nos seus posts.

      As imagens que você postar que estão em seu computador serão abrigadas no "Picasa". Se você ainda não tem um Picasa Album, creio que durante o primeiro envio de foto será solicitado que você crie um, assinando um termo de concordância com as regras do site.

      Faça o download, imprima ou visualize o documento (tutorial) no link abaixo: